ENEM 2012 Prova - nº da questão azul - 83 rosa - 87 amarela - 79 branca - 81





Aumentar a eficiência na queima de combustível dos motores a combustão e reduzir suas emissões de poluentes é a meta de qualquer fabricante de motores. É também o foco de uma pesquisa brasileira que envolve experimentos com plasma, o quarto estado da matéria e que está presente no processo de ignição. A interação da faísca emitida pela vela de ignição com as moléculas de combustível gera o plasma que provoca a explosão liberadora de energia que, por sua vez, faz o motor funcionar.
Disponível em: www.inovacaotecnologica.com.br. Acesso em: 22 jul. 2010 (adaptado).
No entanto, a busca da eficiência referenciada no texto apresenta como fator limitante
A) o tipo de combustível, fóssil, que utilizam. Sendo um insumo não renovável, em algum momento estará esgotado.
B) um dos princípios da termodinâmica, segundo o qual o rendimento de uma máquina térmica nunca atinge o ideal.
C) o funcionamento cíclico de todos os motores. A repetição contínua dos movimentos exige que parte da energia seja transferida ao próximo ciclo.
D) as forças de atrito inevitável entre as peças. Tais forças provocam desgastes contínuos que com o tempo levam qualquer material à fadiga e ruptura.
E) a temperatura em que eles trabalham. Para atingir o plasma, é necessária uma temperatura maior que a de fusão do aço com que se fazem os motores.



Resolução

Conforme a 2ª Lei da Termodinâmica, nenhuma máquina térmica consegue transformar integralmente a energia consumida em trabalho aproveitável, ou seja, o rendimento de qualquer máquina térmica é menor que 1 (100%). Há sempre uma perda de energia nesta conversão (energia-trabalho aproveitável) que impossibilita atingir o ideal (rendimento de 100%).  
Resposta: B




Resolução em Vídeo:






ENEM 2012 Prova - nº da questão azul - 83 rosa - 87 amarela - 79 branca - 81 ENEM 2012 Prova - nº da questão  azul - 83 rosa - 87 amarela - 79 branca - 81 Reviewed by Tiago Gomes on julho 07, 2017 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.