Nota 1000 no Enem não é um Bicho de 7 Cabeças! Veja as Dicas!


Dicas para fazer uma redação nota 1000




A redação do Enem é um texto dissertativo-argumentativo. Ele precisa ter introdução, desenvolvimento e conclusão muito bem definidos. Este tipo de texto têm características muito diferentes da dissertação expositiva e de outros gêneros que aparecem em vestibulares.
Então vamos às dicas:

1. Tenha cuidado com o tamanho da letra

A caligrafia é o primeiro contato que o avaliador tem com a sua redação. Caligrafias pequenas permitem escrever mais palavras e dão mais espaço para argumentar. Letras maiores não deixam você desenvolver a redação dentro do limite de 30 linhas.
Olhe o exemplo na imagem abaixo. Com letras grandes, deu para escrever quatro palavras em uma linha. Reduzindo a caligrafia, cabem oito palavras. Quem escreve com letra inclinada perde ainda mais espaço nas linhas.



redação nota 1000
Se a sua letra não é legível, faça exercícios de caligrafia. Ah, também existem práticas específicas para melhorar a caligrafia inclinada.

2. Escreva 4 a 5 parágrafos com 4 a 5 linhas cada

Lembre que o limite para para escrever a redação são 30 linhas. Você deve escrever 4 a 5 parágrafos que tenham tamanho parecido entre si. Assim, um texto com 5 parágrafos contendo 5 linhas cada vai ter 25 linhas ao todo. Se houver título, terá praticamente o limite de 30 linhas.
Se não conseguir concluir as ideias, faça um quinto parágrafo, mas planeje-se para não precisar dele. Utilize um limite mental de 4 linhas por parágrafo, para não fazer um texto muito extenso e ficar sem espaço.

3. Não escreva na 1ª pessoa do plural (Ex: “somos ensinados a…”)




A dissertação é um texto impessoal, então não escreva na 1ª pessoa do singular (ex: “sou ensinado a…”). Esta é uma das primeiras coisas que ouvimos sobre dissertações.
Usar a 1ª pessoa do plural não é fugir totalmente do gênero dissertativo-argumentativo, mas faz você perder pontos.
Faça uma revisão da conjugação dos verbos quando terminar de escrever. Em vez de optar pelo uso da primeira pessoa do plural, experimente substantivos como:
  • pessoas
  • sujeitos
  • cidadãos
  • indivíduos
  • seres humanos
  • brasileiros
  • crianças, adultos e idosos
Colocando em prática:
Leia a seguinte oração e reescreva-a utilizando a 3ª pessoa do singular:
“Somos ensinados a ler e a escrever quando crianças”.
Além de substituir a 1ª pessoa do plural pela 3ª do singular, pratique o uso do particípio e da indeterminação do sujeito.
Importante: Fique atento para não se envolver pessoalmente com o tema, principalmente quando escolher argumentar um posicionamento com o qual você concorda na vida real.

4. Fique por dentro das atualidades

Conhecer as principais notícias e temas em debate no Brasil é útil para selecionar fatos, opiniões e definir o posicionamento do texto.
Esse conhecimento também tem utilidade na hora de escrever a proposta de intervenção. Quanto mais detalhada e sugestão de solução para o problema abordado, melhor. (Desde que você considere o pequeno limite de linhas.)

5. Conheça e respeite os direitos humanos

Desrespeitar os direitos humanos anula a sua redação. Mas você já leu sobre eles e sabe quais são? Mais do que o respeito, talvez você tenha a oportunidade de citar os direitos humanos na argumentação.
Tais direitos são universais, ou seja, precisam ser assegurados para todas as pessoas. De maneira resumida, eles garantem condições de dignidade para com relação à vida, à política, à economia, à sociedade e à cultura de todas as pessoas.
A Declaração Universal dos Direitos Humanos (leia o arquivo aqui) não é uma lei, porém é um documento que garante a proteção dos direitos e tem grande influência em constituições e tratados mundiais.

6. Utilize porcentagens nos gráficos dos textos de apoio

Frequentemente os textos de apoio à redação são gráficos ou tabelas. Escolha dados relevantes e encontre relações entre eles. Houve aumento ou diminuição naquele período de tempo? A diferença foi de quantos pontos percentuais?
Assim você demonstra que tem habilidade com a interpretação de textos e com a leitura de gráficos e tabelas. Não desanime se você tiver dificuldades para interpretar os números

7. Escreva uma proposta de intervenção completa

A proposta de intervenção recebe 200 pontos (a nota máxima) quando é bem detalhada, relacionada ao tema e à argumentação da redação.
Para isso, você deve apresentar uma solução prática, que não seja muito vaga. E também factível, ou seja, que considere o contexto econômico, social e cultural da atualidade.
Indique um órgão público para colocar a solução em prática. Ele pertenceria ao poder executivo, legislativo ou judiciário? À esfera federal, estadual ou municipal? Proponha também quais atividades seriam desenvolvidas, onde e como.

8. Utilize conectivos diferentes

Conjunções e preposições conectam as partes do texto e dão coesão a eles. O uso errado de conectivos pode gerar falta de coerência. Isso reduz a nota no terceiro critério de correção, que analisa a organização das ideias em defesa de um ponto de vista. E também na quarta competência, que avalia o conhecimento dos mecanismos linguísticos para a argumentação.
Depois de entender a função dos conectivos e quanto utilizá-los, memorize alguns. Faça um esforço para não repetir o conectivo, utilizando sinônimos.
redação nota 1000 - use muitos conectivos

Exemplos de redação nota 1000 do Enem 2016




1º exemplo de redação nota 1000 de 2016
A Constituição nacional prevê a liberdade de credo e de expressão religiosa, sendo crimes de intolerância considerados graves e de pena imprescritível. No entanto, é comum ouvir piadas sobre “macumbeiros” e, em alguns casos, violência física contra praticantes do candomblé. O combate dessas atitudes pressupõe uma análise histórica e educacional.
Por razões diacrônicas, certas religiões são estigmatizadas como “inferiores”. No Período Colonial brasileiro, era nítida a preocupação dos jesuítas e da Coroa Portuguesa em “cristianizar” os indígenas e, posteriormente, os negros africanos. Em “Casa Grande e Senzala”, o sociólogo Gilberto Freyre defende que a cultura foi formada nestes três pilares: nativo, colonizador e escravo. De fato, a resistência dos índios e dos negros rendeu uma herança imaterial híbrida, contudo, a tradição etnocentrista permanece. A sociedade, muitas vezes, repete visões preconceituosas, pois ainda não houve um efetivo pensamento crítico, uma conscientização que contrariasse o senso comum.
O ensino formal também corrobora a problemática. As escolas, por serem o espaço de formação cidadã do indivíduo, deveriam estar abertas para amplas discussões e para promoção de valores coletivos. Não é o que se vê, por exemplo, no privilégio da religião cristã – ensaios teatrais natalinos, homenagem a santos e a anjos – em detrimento das restantes. A grade curricular também não explora de forma profunda as matrizes culturais afrobrasileiras (as mais discriminadas), como a umbanda (uma fusão do cristianismo, do espiritismo e dos orixás negros).
Tendo em vista a desconstrução da herança etnocentrista, cabe à sociedade civil (desde estudiosos ativistas a familiares) incentivar o pluralismo e a tolerância religiosa, através de palestras e de núcleos culturais gratuitos em praças públicas. Por outro lado, são necessárias ações do Estado na defesa de festivais escolares afrobrasileiros e na reforma da grade curricular de História e de Sociologia, por meio da formação de comissões especiais na Câmara dos Deputados, com participação de especialistas na área de Educação, objetivando a uma educação mais aberta e democrática. Assim, será possível formar cidadãos que entendam, que respeitem e que se orgulhem de sua cultura.”



2º exemplo de redação nota 1000 de 2016
Orgulho Machadiano
Brás Cubas, o defunto-autor de Machado de Assis, diz em suas “Memórias Póstumas” que não teve filhos e não transmitiu a nenhuma criatura o legado da nossa miséria. Talvez hoje ele percebesse acertada sua decisão: a postura de muitos brasileiros frente a intolerância religiosa é uma das faces mais perversas de uma sociedade em desenvolvimento. Com isso, surge a problemática do preconceito religioso que persiste intrinsecamente ligado à realidade do país, seja pela insuficiência de leis, seja pela lenta mudança de mentalidade social.
É indubitável que a questão constitucional e sua aplicação estejam entre as causas do problema. Conforme Aristóteles, a poética deve ser utilizada de modo que, por meio da jsutiça, o equilíbrio seja alcançado na sociedade. De maneira análoga, é possível perceber que, no Brasil, a perseguição religiosa rompe essa harmonia; haja vista que, embora esteja previsto na Constituição o princípio da isonomia, no qual todos devem ser tratados igualmente, muitos cidadãos se utilizam da inferioridade religiosa para externar ofensas e excluir socialmente pessoas de religiões diferentes.



Segundo pesquisas, a religião afro-brasileira é a principal vítima de discriminação, destacando-se o preconceito religioso como o principal impulsionador do problema. De acordo com Durkheim, o fato social é a maneira coletiva de agr e de pensar. Ao seguir essa linha de pensamento, observa-se que a preparação do preconceito religioso se encaixa na teoria do sociólogo, uma vez que se uma criança vive em uma família com esse comportamento, tende a adotá-lo também por conta da vivência em grupo. Assim, a continuação do pensamento da inferioridade religiosa, transmitido de geração a geração, funciona como base forte dessa forma de preconceito, perpetuando o problema no Brasil.
Infere-se, portanto, que a intolerância religiosa é um mal para a sociedade brasileira. Sendo assim, cabe ao Governo Federal construir delegacias especializadas em crimes de ódio contra religião, a fim de atenuar a prática do preconceito na sociedade, além de aumentar a pena para quem o praticar. Ainda cabe à escola criar palestras sobre as religiões e suas histórias, visando a informar crianças e jovens sobre as diferenças religiosas no país, diminuindo, assim, o preconceito religioso. Ademais, a sociedade deve se mobilizar em redes sociais, com o intuito de conscientizar a população sobre os males da intolerância religiosa. Assim, poder-se-á transformar o Brasil em um país desenvolvido socialmente, e criar um legado de que Brás Cubas pudesse se orgulhar.”



Textos disponíveis no Portal G1
Esperamos que as dicas ajudem a melhorar a sua escrita e a chegar mais perto de fazer uma redação nota 1000 no Enem. 👊🏽


Nota 1000 no Enem não é um Bicho de 7 Cabeças! Veja as Dicas! Nota 1000 no Enem não é um Bicho de 7 Cabeças! Veja as Dicas! Reviewed by Tiago Gomes on outubro 30, 2017 Rating: 5

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